No último sábado (1º) o México foi palco de duas importantes ações opostas: por um lado, o Congresso assistia à posse do novo presidente do país, Enrique Peña Nieto, do Partido Revolucionário Institucional (PRI), e por outro, manifestantes contrários à eleição do candidato priísta saíam às ruas para protestar ao que chamam de "imposição”. O resultado disso foi um confronto entre manifestantes e polícia, que acabou na detenção de mais 90 pessoas, segundo noticiaram veículos locais. Uma lista (…)
Portada del sitio > Área Internacional > OTROS IDIOMAS > Portugues
Portugues
-
#Yosoy132 e organizações repudiam detenções durante manifestação de protesto na posse de Peña Nieto
4 de diciembre de 2012, por Comité Cerezo México -
Ativista do Movimento #YoSoy132 está desaparecido e organizações pedem ações urgentes das autoridades do país
25 de septiembre de 2012, por Comité Cerezo MéxicoO Comitê Cerezo México está fazendo um chamado ao governo de Felipe Calderon e às autoridades municipais de Ensenada para que apresentem de imediato e com vida o ativista Aleph Jiménez Domínguez, desaparecido no último dia 20, e integrante do movimento #YoSoy132.
O Comitê também está fazendo uma campanha e pedindo aos/as interessados/as em ajudar que enviem, o mais rápido possível, uma carta ao presidente e outras autoridades solicitando a apresentação de Aleph, visto que o jovem corre o (…) -
Campanha Nacional contra a Desaparição Forçada realiza atividades para marcar o 30 de agosto
28 de agosto de 2012, por Comité Cerezo MéxicoNa próxima quinta-feira, dia 30, é celebrado o Dia Internacional das Vítimas de Desaparição Forçada. Em virtude da data e pelo fato de o México ser um país que ainda hoje enfrenta este problema, a Campanha Nacional contra a Desaparição Forçada realiza uma ampla programação com vistas a chamar atenção, ajudar a combater o crime e exigir o aparecimento das vítimas com vida, assim como a punição de todos os responsáveis.
Entre as atividades está prevista a realização de uma Jornada contra a (…) -
Relatório aponta dados sobre violações a defensores de direitos humanos
29 de agosto de 2011, por Comité Cerezo MéxicoNo México, por trás do discurso de uma guerra ao narcotráfico, o Estado leva a cabo estratégias de repressão contra a população. A constatação é do Comitê Cerezo, que por ocasião de seus dez anos de atuação lançou o relatório Saldos da Repressão no México 2009-2010: uma guerra contra o Povo.
O documento apresenta dados sobre detenções políticas, execuções extrajudiciais e desaparições forçadas, quadro em que o Estado mexicano se constitui em "Estado terrorista”.
Entre o conjunto de (…)